Portfólio

____________________________________________________________________________________

Projeto: Luisy Isabelle, Miriã Tamíris e Paulo Marcelo Rezende

Criação: Novembro de 2007
Premiação: Agosto de 2008




Controle líquido para uma "arquitetura líquida" no universo digital.Desenvolvido a partir da discussão e da pesquisa das novas relações homem/tecnologia/arquitetura, o CLI tem o desejo de ultrapassar o acesso (input) convencional aos meios digitais; como o teclado, o mouse, o joystick e similares. Trata-se um experimento interativo que possibilita ao usuário manipular qualquer informação digital, como imagens, sons e vídeos em mídias diversas apenas mergulhando as pontas dos dedos na água.O contato da pele com a água em dois vidros diferentes é suficiente para transmitir impulso elétrico e ativar as funções do computador. Apresenta-se, portanto, como uma alternativa ao "clique" convencional do mouse e outros meios de controle do digital e do virtual. Tocando-se com as pontas dos dedos na superfície da água, o comando jamais chega terminar seu "clique". O CLI é uma ação contínua e suave.


Menção honrosa do Cli no Festival nacional Conexões Tecnológicas - São Paulo/SP

O CLI foi inicialmente desenvolvido para controlar uma exposição digital sobre intervenções da Escola de Arquitetura da UFMG. Para tanto, o sistema foi concebido como uma mesa acrílica onde as projeções são feitas. O controle das mídias é feito através de quatro vidros de água.
É importante ressaltar que o CLI não é o objeto em si; mas a forma de usá-lo, que pode ser adaptada de inúmeras maneiras para mídias e respostas (ouputs) variados. O Controle Líquido de Interface é uma tentativa de aproximar o desejo da ação, dispensando os meios puramente sólidos e tradicionais de manipulação do espaço digital.