Portfólio

____________________________________________________________________________________

Projeto Acadêmico - Escola de Arquitetura da UFMG - Abril de 2008
Disciplina: Projeto I - TP2
Desenvolvimento: Mateus Amantea e Miriã Tamíris



O Parque:

Localizado no coração da cidade, o parque é como um pulmão, tanto no sentido de melhoria da qualidade ambiental para o centro de Belo Horizonte, quanto pela proximidade do local de trabalho de uma grande parte da população, que tem o parque como refúgio no horário do almoço, por exemplo.

As águas:
A maioria dos mananciais de Belo Horizonte encontram-se canalizados e/ou poluídos, mortos, feridos, mas há esse refúgio de vida ao coração da cidade. As águas são como o sangue que corre pelas veias que interligam as três lagoas e traz vida ao parque. ÁGUA = VIDA = SANGUE.

.....

As Dez Pragas do Egito foram mandadas para que Faraó libertasse o povo de Deus, os hebreus, já que o tinha negado amigavelmente.

Essas pragas atingiam apenas os egípcios, que nesse momento mantinham escravizados esse povo. A 10ª praga foi a condenação de todo primogênito.

Os hebreus tinham que colocar a marca de sangue na verga e nas ombreiras das portas para que a morte não viesse sobre o filho primogênito daquela família.

A instalação:
A instalação “Marca n’água” vem ressaltar essa importância das águas do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, como um alerta para a preservação dos mananciais e da qualidade ambiental do centro de Belo Horizonte.


“(...) Assim o SENHOR tem dito: À meia noite Eu sairei pelo meio do Egito; E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais” (Êx. 11.4,5).
“E tomarão do sangue e pô-lo-ão entre ambas ombreiras e na verga da porta, nas casas em que comerem [...] E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êx 12.7,13.)

Fragmentos da mídia interativa programada por mim para a apresentação na banca de avaliação



Foto-inserção das hemácias

Estrutura: bolhas, copo para abrigar a iluminação e sistema de fixação

Iluminação noturna

REFERÊNCIA: